Quando a música escolhe o músico

Caio Alexandre Gonze, o Caio do Repique, toca para Chico Batera

Caio Gonze toca para Chico Batera, no Teatro Municipal de Niterói Foto: Bernardo Costa / coisasdamusica

Caio Alexandre Gonze. Tomem nota desse nome. O menino tem apenas 8 anos e espanta pela habilidade precoce com instrumentos de percussão e dedicação à música. Às vezes, é necessário que sua mãe repita para si mesma: “Ele tem só 8 anos de idade”. Caio impressiona. Sua participação no show “73 carnavais”, que comemorou o aniversário de Chico Batera, em abril, no Teatro Municipal de Niterói, encantou a plateia. Mais uma realização para Caio do Repique, uma criança que ama a música e que parece ter sido escolhida por ela.

– Antes de subir ao palco, ele virou para mim e disse que iria arrasar para o Chico Batera – diz Cris Gonze, a mãe do Caio, em entrevista ao portal Coisas da Música.

Pela foto acima, está clara a satisfação de Chico. Ao ver a imagem, a mãe do pequeno músico comentou: “Acho que ela retrata perfeitamente o deslumbre dele por estar ali”. Já Caio, segredou à mãe: “Eu não acreditava que ele estava olhando para mim. Fiquei nervoso, eu não podia errar”.

Caio do Repique leva a música à sério, e nunca sorri no palco Foto: Bernardo Costa / coisasdamusica

Caio do Repique leva a música à sério, e nunca sorri no palco  Foto: Bernardo Costa / coisasdamusica

Caio, apesar da pouca idade, encara a coisa à sério. Na semana da apresentação, intensificou o hábito de assistir a vídeos sobre percussão no YouTube. No caso, os vídeos de Chico Batera e Wilson das Neves, outro bamba com quem o garoto dividiu o palco naquela noite.

Caio prestava atenção e estudava os detalhes, de olho em seu próprio canal na rede social, de onde pinçamos o vídeo a seguir. Entrem lá, procurem por Caio do Repique:

Reconhecimento

Toda manhã, o garoto pratica algum instrumento. Sua mãe diz que é como um ritual que antecede as demais tarefas do dia a dia. Pode ser repique, tamborim, pandeiro, tan tan… Caio tem intimidade e manifesta musicalidade desde bebê:

– Ele já batucava em tudo que via pela frente. Aos três anos, começamos a perceber que ele realmente amava a música, e que estava tirando os sons certinho de acordo com o que ouvia.

O talento da criança vem sendo aprimorado na Unidos do Viradouro, escola de samba de Niterói, cidade em que Caio nasceu e que já rende homenagem ao pequeno músico. No dia 20, ele receberá um título da Câmara Municipal, que todo ano reconhece aqueles que se destacam na Cultura. Será o segundo. No ano passado, Caio foi reconhecido com o diploma Personalidade do Samba.

– Isso tudo é bacana, mas eu cuido para ele não perceber que será um destaque ou que alguém o aguarda – diz Cris.

No Teatro Municipal de Niterói, quem aguardava por Caio era Chico Batera e Wilson das Neves, no palco. Ô sorte!

Das Neves, Chico e as crianças

 

Créditos

Foto de capa: Bernardo Costa / coisasdamusica

Vídeo com a demonstração de Caio. Postado no YouTube por Caio Repique 

Galeria de fotos: Chico Batera, Wilson das Neves e as crianças do Bloco Semente, do qual Caio faz parte. Fotos de Bernardo Costa, durante o show “73 Carnavais”, Teatro Municipal de Niterói, 20/04/2016

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *