As imagens de um show histórico

Os pioneiros do samba-jazz Hector Costita (sax tenor) e Mauricio Einhorn (gaita) Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

Para muitos o ano começa agora, depois do Carnaval. Porém, para Mauricio Einhorn (gaita), Hector Costita (sax tenor) e Joseval Paes (guitarra e violão), 2019 começou, de fato, em janeiro. Mais precisamente no dia 11, quando o trio, em formação inédita, se apresentou no Blue Note Rio. Entre standards do jazz e clássicos da bossa nova, uma canção em especial arrebatou o público: “A rosas não falam”, de Cartola. A sonoridade original da interpretação, baseada na improvisação musical, marcou o ponto alto do encontro histórico entre Costita e Einhorn, dois pioneiros na fusão entre o samba e o jazz na música brasileira. O show foi registrado pelo fotógrafo Alexandre Brum, que colocou sua arte a serviço do momento.

Hector Costita, Maurcicio Einhorn e Joseval Paes no Blue Note Rio Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

Com produção do portal Coisas da Música, o evento aconteceu numa sexta-feira de calor no Rio e atraiu um público de várias idades. No tema de Cartola, a roupagem jazzística trouxe um sabor especial ao clássico “As rosas não falam”. A formação com sax, gaita e violão contribuiu para a fluência da melodia, que parecia flutuar pelo ambiente.

– Eu sabia que conhecia a música. Mas da maneira como eles tocaram eu nunca tinha ouvido. Quando identifiquei a canção e percebi que eles estavam criando em cima, foi demais – disse o jornalista Renan Schuindt após o show.

A melodia parecia flutuar no ar Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

No espetáculo, o entrosamento do trio também pôde ser visto nos standards norte-americanos e nas composições de Einhorn, como “Burlesque” e “Curta-Metragem” (com Arnaldo Costa), e os clássicos em parceria com Durval Ferreira: “Batida Diferente”, “Estamos Aí” (também com Regina Werneck) e “Tristeza de Nós Dois” (com Bebeto Castilho). Músicas que tiveram inúmeras regravações e marcaram a trajetória da bossa nova.

– Reunir os criadores de uma linguagem é um trabalho de memória e resistência. Foi uma noite de boa música e conhecimento – comentou a turismóloga Thaís Rosa Pinheiro.

Mauricio Einhorn (gaita) e Joseval Paes (violão)  Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

Hector Costita e Joseval Paes tocam juntos há 25 anos. E estão comemorando “bodas de prata”, como brinca o saxofonista. Mauricio Einhorn se juntou a eles no ano passado, quando os três se encontraram pela primeira vez em Tatuí, em São Paulo, onde Paes dá aulas no conservatório de música da cidade e preparou uma homenagem ao gaitista na escola. O encontro foi na casa do guitarrista. A afinidade foi imediata.

Hector Costita e Mauricio Einhorn: bom humor no palco Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

Tocar “As Rosas não Falam” foi uma sugestão de Mauricio Einhorn, que gosta de incluir no repertório de seus shows clássicos da música popular brasileira não identificados com o jazz ou a bossa nova. É o caso de “Assum Preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e “Carinhoso” (Pixinguinha e Braguinha) que, para Einhorn, deveria ser o hino nacional.

Hector Costita e Joseval Paes costumam fazer o mesmo. Durante show no Bar dos Descasados, no Hotel Santa Teresa, em 9 de julho de 2017, a dupla percebeu certo desinteresse da plateia pelos temas de jazz. Começaram a atacar sambas conhecidos de todos. Deu certo, e o público formou uma audiência cativa em frente aos artistas.

Hector Costita, Mauricio Einhorn e Joseval Paes no Blue Note Rio Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

Nesses momentos, o que Mauricio Einhorn, Hector Costita e Joseval Paes conservam é a marca da interpretação jazzística, com fraseados que surgem na hora e ornamentam a melodia principal. O que eles querem para 2019 é isto: aproximar o público da música instrumental, criando vínculos que podem surgir de forma inesperada.

Hector Costita e Mauricio Einhorn se cumprimentam no palco Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

Mauricio Einhorn e Joseval Paes fizeram números em duo Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

Hector Costita, Mauricio Einhorn e Joseval Paes no Blue Note Rio Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

As lendas do samba-jazz se encontram no palco do Blue Note Rio Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

O repertório da noite Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

O saxofonista Hector Costita canta acompanhado pelo gaitista Mauricio Einhorn  Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

O gaitista Mauricio Einhorn com o guitarrista Joseval Paes Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

O gaitista Mauricio Einhorn observa o guitarrista Joseval Paes Foto: ALexandre Brum / brumfotos.com

 

Hector Costita, Mauricio Einhorn e Joseval Paes no Blue Note Rio Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

Os artistas agradecem a plateia Foto: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

Crédito adicional: 

Foto de capa: Alexandre Brum / brumfotos.com

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *