Quem é Quem, João Donato explica

Grapete é uma mulher. E ela ficou furiosa ao ter sido citada no final da música “Ahiê”, de João Donato e Paulo César Pinheiro. O recado do pianista para o pessoal de Paracambi, registrado na faixa do LP “Quem é Quem”, de 1973, sempre intrigou os fãs. Grapete, Celso, Silvio e Capitão se reuniam com Donato em um bar, na cidade da Baixada Fluminense. Era o que se deduzia até então. No dia 4, no show que celebrou o disco, na Sala Municipal Baden Powell, no Rio, os fãs tiveram novas pistas.

– Quando saiu o disco, eles falaram: “Não vem aqui em Paracambi não. A Grapete quer lhe processar porque você falou dela na música” – disse Donato, no palco, ao ser entrevistado por Arnaldo DeSouteiro, que dirigiu e apresentou o show “Quem é Quem”, registrado em vídeo pelo portal Coisas da Música.

Com uma cola na estante do piano, João Donato repetiu ao vivo a mensagem para os amigos de Paracambi, eternizada na gravação. E acrescentou novas informações na conversa com Arnaldo diante da plateia. Perereco, filho de Celso, foi um personagem novo que surgiu na história.

– Era ele quem ia comprar cerveja quando acabava – disse Donato.

No disco, no trecho final de “Ahiê”, reproduzido no palco, sabia-se que em algum momento tinha faltado a bebida no bar quando Donato alfineta: “E pede pro Silvio comprar cerveja porque tá muito ruim aquele bar. Aquele bar tá uma vergonha!” Perereco era quem remediava o problema. Agora os ouvintes sabem.

No dia da gravação

No dia mesmo da gravação, há 45 anos, João Donato estava em Paracambi com o grupo antes de ir para o estúdio, como contou o guitarrista Hélio Delmiro ao portal Coisas da Música. Delmiro participou do disco.

– Ele chegou com umas duas horas de atraso. Disse que vinha de Paracambi e estava com uma touca engraçada. Tanto que botaram o apelido nele de touca – lembrou Hélio Delmiro.

Dica de Duke Ellington

Durante o show, o jornalista e produtor Arnaldo DeSouteiro fazia inserções no palco para entrevistar João Donato. Foi uma oportunidade para o público tomar conhecimento sobre a carreira do artista, o surgimento das músicas e a parceria com os letristas que, pela primeira vez, colocaram versos nas melodias do pianista.

A história em torno da composição de “Amazonas”, feita com o irmão Lysias Enio, foi uma das curiosidades reveladas. Donato contou que havia comprado num supermercado de Los Angeles, onde vivia nos anos 1960, um livro com o título “How to write a song”.

Dentre os compositores que davam dicas sobre como criar uma música, estava Duke Ellington. Na época, Donato estava envolvido na preparação do LP que gravou nos Estados Unidos com arranjos de Claus Ogerman: “Piano of João Donato, the new sound from Brazil”, de 1965.

– O Duke Ellington foi o que me ajudou. Ele dizia: “Quando você tiver alguma uma ideia interessante, anote na hora em algum papel ou registre num gravador, senão você esquece depois”.  Eu tinha lido o livro e fui dormir pensando em compor as músicas para o disco com o Claus Ogerman. Sonhei com o tema e levantei no meio da noite para tomar nota. No dia seguinte estava lá – e Donato emendou o tema, sendo seguido pela banda.

Terremoto em Los Angeles

Sobre “Terremoto”, outra parceria de João Donato com Paulo César Pinheiro, Arnaldo quis saber qual era a explicação para o nome da música, que diz no refrão: “Ê, mamãe, com o pé na terra / Ê, meu pai, com o pé no chão”.

– Eu estava sozinho em casa, em Los Angeles, tocando o tema. De repente, estrondou a terra toda e deu um terremoto danado. Derrubou o hospital, o segundo andar caiu em cima do primeiro andar… Foi uma loucura. Quando eu voltei para o Brasil, contei a história para o Paulo César Pinheiro, que acho melhor guardar o refrão, que foi como tudo começou. O título ficou “Terremoto”, porque realmente houve um terremoto, e não foi brincadeira não – contou João Donato.

O espetáculo foi uma espécie de lançamento do LP “Quem é Quem” 45 anos depois, pois a gravadora Odeon não havia preparado, na época, nenhum evento para divulgar o disco. João Donato, então, subiu no Outeiro da Glória e arremessou vários LPs. Segundo contou o artista no palco, a TV Globo exibiu a cena.

Playlist

Clique aqui para assistir à playlist com todos os vídeos do show. Ela será atualizada com novas imagens na próximas semanas. Banda formada por João Donato (piano, fender rhodes e voz), Luiz Alves (contrabaixo), Rubinho (bateria), Lan Lanh (percussão), José Arimatéa (trompete e flugelhorn) e Ricardo Pontes (saxofone e flauta).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *