Hector Costita de volta ao Beco das Garrafas

A arte de divulgação para o show: primeira produção do portal Coisas da Música

Depois de completar um ano no ar, o portal Coisas da Música produz seu primeiro show. Em parceria com o Beco das Garrafas, trazemos o saxofonista Hector Costita, de 82 anos, de volta ao Bottle’s Bar para uma noite histórica. Será no próximo sábado, dia 18, às 22h30. O músico se apresentará ao lado do guitarrista Joseval Paes, no mesmo palco que dividiu com Sérgio Mendes e o Sexteto Bossa Rio, em 1963, durante a temporada que resultou na gravação do cultuado LP “Você ainda não ouviu nada!”.

O disco – lançado pela Philips no ano seguinte, com arranjos de Tom Jobim e Moacir Santos -, foi o primeiro grande marco do chamado samba-jazz: a vertente instrumental da bossa nova. Além de Sérgio Mendes e Hector Costita, participaram da gravação o baixista Tião Neto, o baterista Edison Machado, o saxofonista Aurino Ferreira e os trombonistas Raul de Souza e Edson Maciel.

O produtor do LP foi Armando Pittigliani, presença confirmada no show. Diretor artístico da Philips entre 1961 e 1969, Pittigliani foi responsável pelas primeiras gravações de nomes como Sérgio Mendes, Jorge Ben, Tamba Trio, Dom Um Romão e J. T. Meirelles. No vídeo abaixo, Pittigliani convida para o evento.

Repertório

“Você ainda não ouviu nada!” é o fio condutor do show, que será apresentado em dois sets de 1h30 cada. Na primeira parte estão os temas de bossa nova tocados no Beco das Garrafas no início dos anos 1960 – alguns deles gravados no LP. Estão na lista “Amor em Paz” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Batida Diferente” (Maurício Einhorn e Durval Ferreira), “Corcovado” (Tom Jobim) e “Nôa… Nôa…” (Sérgio Mendes), entre outros.

Depois do intervalo, Hector Costita e Joseval Paes lembram os standards de jazz que influenciaram os músicos brasileiros da época: “In a Sentimental Mood”, “Take the A Train” e “Perdido”, de Duke Ellington; “Body and Soul”, de Johnny Green; e “Cheek to Cheek”, de Irving Berlin, são alguns deles.

Como disse Armando Pittigliani no vídeo, você não pode ficar de fora dessa!

 

Créditos adicionais

Foto de capa: Bernardo Costa/portal Coisas da Música

Vídeo “O produtor Armando Pittigliani convida”: Imagens e edição: Bernardo Costa/portal Coisas da Música

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *